18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em: 18/05/2020 11:54 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Hoje, 18 de Maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Diante desse cenário de pandemia, as atividades nas escolas e a tradicional caminhada não poderão ser realizadas neste ano. No entanto, o objetivo permanece que é representar a fragilidade de uma criança e adolescente e o cuidado que temos que ter com esse público.

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente como os órgãos de apoio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Centro de Referência de Assistência Social/CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS e o Conselho Tutelar, ressalta a necessidade de ações de combate a essa prática e enfatiza que toda a comunidade tem papel importante em garantir os direitos desse público e seus familiares.

É uma data extremamente importante, a fim de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, comentou a Secretária de Assistência Social, Nanci Valloto.

Para Denúncias/Disque: 100 ou (44)3672-1711/(44)98414-1994 – Conselho Tutelar de Rondon.