13ª Regional de Saúde de Cianorte realiza reunião sobre controle e manejo clínico de pacientes com dengue

Publicado em: 23/01/2020 09:13 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

A 13ª Regional de Saúde de Cianorte realizou nesta quarta-feira, 22, no Centro Municipal de Saúde de Rondon uma reunião de mobilização e envolvimento dos funcionários da saúde, hospital, laboratórios, e de diversos segmentos do município nas ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O objetivo do encontro foi pontuar a situação epidemiológica do Município de Rondon em nível de territorialização local e estadual, orientar as formas de prevenção, controle e tratamento (quadro de sintomas em pacientes), além de sugerir trabalhos que envolvam o controle do vetor: da atenção primária a mobilização dos diversos segmentos da sociedade.

“É necessário envolver entidades ativas para que contribua com o poder público na mobilização da população, adotando medidas simples como manter os quintais limpos, sem lixo e sem água parada, que são os principais pontos de criação do mosquito transmissor das doenças dengue, zika, chicungunya e febre amarela”, frisou a Chefe de Atenção Primária da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Renata Maria Rocha Campos Nagal.

Quadro epidemiológico do Município de Rondon

Até a 4ª Semana Epidemiológica do ano, em Rondon, já foram notificados 13 casos com suspeita de dengue, e destes, 4 casos/pacientes não residem no Município de Rondon. Sendo 3 casos positivos para a dengue, um deles óbito, 2 casos negativos e 4 casos aguardando o resultado de exame laboratorial. O Município de Rondon encontra-se em estado de alerta e precisa da sua ajuda para combater o Aedes aegypti, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde de Rondon.

Participaram da reunião a Secretária Municipal de Saúde, Mariney Giacomini, a Chefe do Setor de Combate a Endemias, Renilda Pereira Padovan, a Chefe de Vigilância Sanitária da 13ª Regional de Saúde, Patrícia de Oliveira Mendes, a Chefe de Divisão da 13ª Regional de Saúde, Rogério Sossai, a Enfermeira Eliane Franco Colombo e a Enfermeira Stephanie Louise Gibim.

ELIMINE OS CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE!