VI Encontro De Produtores De Morango Semi-Hidropônico De Marialva

Publicado em: 20/02/2019 11:21 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Nesta terça-feira, 19, doze produtores de morango de Rondon participaram do VI Encontro de Produtores de Morango Semi-hidropônico, realizado na Casa da Uva no Município de Marialva.

A agenda do evento, na parte da manhã, teve a primeira palestra com o assunto “Mudas de Morango”, ministrada pelo Sr. Key Shimizu, da empresa Bio Agro Araucária, o qual explanou sobre a importância da aquisição de mudas de morango de viveiros idôneos, e mostrou o processo de desenvolvimento das mudas adquiridas do Chile, comentando sobre as novas variedades (Mercedes, Fronteiras, Petaluma, Granado, Cabrillo) para plantio em estufa em sistema semi-hidropônico como para cultivo em canteiros a céu aberto.

Na sequência, o tema foi “Manejo de lavouras de morango semi-hidropônico”, palestra feita pelo Sr. Fernandes Andreazza, produtor de morango em Caxias do Sul/RS. Abordou o manejo da cultura desde a implantação do cultivo até a colheita. Lembrou os produtores presentes de ter por hábito a observação da lavoura, realizando o monitoramento e anotações diárias do manejo empregado, observando cada detalhe da planta.

No período da tarde, após o almoço, foi realizada uma visita à propriedade do Sr. Nelson Tamura, que já possui o sistema semi-hidropônico de Morango implantado há mais de 6 anos. Os participantes foram apresentados aos técnicos que acompanharam a propriedade, onde depois foram mostrados à campo a estrutura de instalação do sistema semi-hidropônico, o manejo da lavoura, identificação de pragas e doenças. Foi feita abertura para tirar eventuais dúvidas dos produtores.

“O evento foi muito importante para os produtores interagirem com outros produtores, conhecendo técnicas novas, como o sistema semi-hidropônico e também como diminuir o uso de agrotóxicos nas lavouras de morango, como já fazem os produtores de Marialva. Com conhecimentos adquiridos, os produtores podem aumentar sua produtividade, aumentando os lucros”, comentou o Emanuel Sordi, da Emater.

A Prefeitura Municipal de Rondon através da Divisão de Agricultura, realizou a excursão para o evento, em parceria também com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que cedeu o veículo para o transporte.

Os produtores foram acompanhados pelo extensionista do Instituto Emater em Rondon, Emanuel Sordi.