10 minutos contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 30/03/2020 10:12 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

As ações do Município de Rondon de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, propostas à população para que os moradores sejam parceiros nesta missão são simples e fáceis de realizar. Basta 10 minutos de atenção por semana para acabar com o ciclo de procriação do Aedes e evitar essas doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o ciclo de vida dos Aedes, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

É importante checar alguns itens dentro e fora de casa. Confira as dicas:

•Vasos sanitários com pouco uso.

•Trilho do box do banheiro.

•Porta escova de dentes.

•Bandeja de ar-condicionado.

•Bandeja da geladeira frost free.

•Suporte do filtro de água.

•Brinquedos espalhados pelo quintal.

•Mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas d’água.

•Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.

•Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e bebedouros de animais, lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.

•Pneus devem ser guardados em locais cobertos.

•Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças de água.

•Garrafas devem ficar com a boca virada para baixo.

•Proteger os ralos com tela e verificar se estão limpos.

•Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados.

•Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

•Plantas do tipo suculentas também podem acumular água. A orientação é virar a planta para retirar a água.