Professores Do Cmei Menino Deus Realizam Passeio Com Aula Educativa Semanalmente Até A Biblioteca Cidadã

Publicado em: 20/09/2019 10:36 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O estímulo ao gosto pela leitura começa bem cedo!

Os professores do CMEI Menino Deus, visando desenvolver o potencial intelectual com as crianças a partir do Infantil 3, tem levado seus alunos de segunda e sexta-feira até a Biblioteca Cidadã para realizar algumas atividades.

Este é um projeto adotado pelo Chefe da Divisão de Cultura, João Paulo Dorne Calabrezi, em parceria com as escolas. O Papel da Biblioteca na Formação de Leitores Infantis, é de suma relevância, pois a leitura influência o valor cultural e intelectual quando praticado desde a infância, tendo como apoiadores os professores quanto vida escolar e os pais ou responsáveis na vida familiar, bem como hábito diário no decorrer das fases da vida.

A Biblioteca Pública do município oferece diversas atividades, dentre elas a de contação de histórias e representação da mesma. Abrange também pesquisas, observações e outras atividades desenvolvidas pelos professores durante o trajeto de investigação em campo. A opção escolhida para os alunos do CMEI Menino Deus foi a de pesquisa qualitativa e, metodologicamente, foram realizadas observações de sessões em contação de histórias, registro fotográfico dos espaços, e registro das histórias com a exposição no próprio espaço. Atividades sobre a história do município, seus órgãos e comércio também são desenvolvidos durante o trajeto.

Os resultados apontam que a contação de história com as diferentes obras literárias que fazem parte do acervo da biblioteca, além de proporcionar uma atividade prazerosa aos alunos, também instiga a curiosidade destes e possibilita incentivar o gosto pela leitura ao longo da vida, fortalecendo a cultura da leitura.

Além disso, com o convívio nesse ambiente, os sujeitos passam a frequentar o espaço em turnos inversos ao da escola, até mesmo com sua família, a fim de escolher livros conforme as necessidades e interesses. O ambiente vem sendo usado constantemente e possibilita a conservação uma vez que, os livros estarão sendo manuseados com frequência possibilitando a organização e higiene frequente.

Professores desenvolvedores deste projeto:

Turma Infantil 5 A – Professores Sivaldo Dourado e Alana Bergamo com a colaboração das estagiárias Adriana de Almeida e Carol.

Turma Infantil 4 A – Professoras Eliane Regina Rugeri e Patrícia Raatz Lopes.

Turma Infantil 4 B – Professoras Cláudia Fabiana da Silva e Patrícia Raatz Lopes.

Turma Infantil 3 G – Professoras Hioni Marani e Lucinéia Dorne.

Turma Infantil 3 F – Professoras Cidinha e Isabel.