Inaugura Unidade De Saúde Na Vila Rural Independência De Rondon

Publicado em: 15/05/2019 11:46 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Cerca de 160 famílias serão beneficiadas: uma obra de 86,45m², com investimento de mais de R$ 250 mil em parceria com o Governo Estadual.

O prefeito de Rondon, Ailton Valloto, inaugurou nesta manhã de quarta-feira, 15 de maio, juntamente com o vice Rui Mertz, presidente da Câmara Municipal, Roberto Scaraboto, secretária de saúde, Mariney Giacomini, e com a chefe da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, mais uma obra, agora da Unidade de Saúde Rural Independência. “Através do Governo Municipal – Gestão com Responsabilidade foi entregue aos munícipes da comunidade e região da Vila Rural Independência uma estrutura totalmente adequada e equipada, a fim de atender e promover à saúde e o bem-estar dos usuários”, comentou o prefeito.

Segundo a chefe da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, dos 11 Municípios que contemplam a 13ª Regional de Saúde somente o Município de Rondon e o de Tuneiras do Oeste foram beneficiados com as Unidades Básicas de Apoio à Saúde – uma verdadeira conquista para o avanço da saúde nas comunidades rurais de Rondon.

A equipe profissional que passa a trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS), da Vila Rural iniciará os atendimentos aos pacientes a partir da próxima quarta-feira, 22, no período vespertino. Aproveitando o momento da inauguração foram realizadas vacinações referente a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para os grupos prioritários. O quadro de profissionais que contemplam a equipe PSF Rural III, engloba: médico, enfermeira, técnica de enfermagem, agente comunitário de saúde, com apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). Maiores informações favor entrar em contato no Centro Municipal de Saúde pelos números 3672-1100 ou 3672-1383. As adequações estarão sendo realizadas conforme as necessidades da população.

Com a inauguração da Unidade de Saúde cerca de 160 famílias da Vila Rural e Região não precisarão se deslocar até o Centro Municipal de Saúde, que fica no perímetro urbano para receber atendimento, salvo casos de urgência e emergência que não tem como esperar, proporcionando assim, o direito e a qualidade de saúde mais próximo do/a cidadão/ã, disse a secretária de saúde, Mariney Giacomini.

Mediante a demanda, o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, por meio do Secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto juntamente com o Prefeito do Governo Municipal, Ailton Alfredo Valloto e a Secretária Municipal de Saúde, Mariney de Souza Martini Giacomini viabilizaram a construção da Unidade de Saúde Rural Independência, totalizando uma área de 86,45 m2 com um investimento de R$ 251.359,56 (Duzentos e Cinquenta e Um Mil e Trezentos e Cinquenta e Nove Reais e Cinquenta e Seis Centavos), Fundo a Fundo, do Governo Estadual.

Secretários, chefes, vereadores, funcionários públicos, coordenadora do programa na 13ª Regional de Saúde, Renata Nagal, membros do Conselho Municipal de Saúde e a comunidade em geral participaram da solenidade de inauguração.