Pulverização Estratégica De Inseticida Contra O Mosquito Da Dengue

Publicado em: 21/03/2019 16:39 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Ação teve início nesta semana e soma-se a mais uma das medidas adotadas pela administração municipal para conter o avanço da doença.

O Município de Rondon através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Setor de Combate a Endemias, realizou nesta semana, uma pulverização estratégica de inseticida para combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. O inseticida foi aplicado pela equipe de Combate a Endemias, num raio de 300 metros do caso confirmado da doença.

É importante lembrar que só em casos de epidemia é pulverizado o inseticida em toda cidade. Segundo a Chefe do Setor de Combate a Endemias, Renilda Pereira Padovan, a medida visa o bloqueio da população adulta de mosquitos, impedindo que os mesmos se desloquem para outras áreas gerando uma epidemia.

A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue, disse Renilda.

O Setor de Combate a Endemias pede a população local (infestação da doença) que no momento da passagem do veneno, cubra os alimentos, frutas e potes de alimentação de animais, abra janelas, boxes de banheiros e portas, levante colchas das camas, e não permita que crianças e animais transitam em meio a fumaça.