Secretaria De Saúde Realiza Ações Preventivas Contra DSTs E Dengue Neste Carnaval

Publicado em: 01/03/2019 14:40 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Vamos combinar: prevenir é viver o Carnaval!

Às vésperas de mais um carnaval, considerando que se torna um momento propício para ampliar o assunto sobre o combate à(s) DSTs e Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta-feira, 01, de março, um paradão na Avenida Brasil, de frente ao Paço Municipal com as equipes de Combate a Endemias, Programa Saúde da Família (PSF) e Atenção Primária à Saúde (APS).

A ação tem o objetivo de reforçar, conscientizar e orientar a população com relação aos riscos e exposições a doenças durante a relação sexual, como o HIV, a Sífilis, o Herpes, as Hepatites entre outras doenças, além dos cuidados em manter os quintais, terrenos baldios, calhas, caixas d’água, floreiras entre outros objetos sempre limpos, evitando a criação e a proliferação do mosquito da dengue.

Foram entregues diversos kits de preservativos, panfletos de orientações de prevenção às DSTs e Combate a Dengue, tanto no paradão na Avenida Brasil quanto no Centro Municipal de Saúde.

É importante que nesta época de carnaval a população não negligencie por ações de prazer momentâneas sem prevenção. Ressalta ainda a importância de realizar os testes rápidos aquelas pessoas que mantiveram relação sexual sem a devida proteção, e relembra que, além do HIV, outras doenças são transmitidas pelo sexo, por isso, é relevante se orientar, prevenir e ter acesso a um diagnóstico precoce. Informa também que a rede pública oferece o tratamento adequado e gratuito, disse Mariney Giacomini, secretária de saúde.