Saúde De Rondon Realiza Trabalho De Controle Biológico Com Utilização De Peixes

Publicado em: 24/06/2019 16:22 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Projeto Lebiste auxilia no controle biológico no combate do mosquito Aedes aegypti

Em meados de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondon através dos Agentes de Combate à Endemias - Vigilância em Saúde, iniciou um trabalho com o criame de peixes Lebistes, também conhecido como barrigudinho ou guppy, eficiente para controlar o desenvolvimento de larvas de mosquitos em diversos ambientes.

O principal objetivo deste Projeto é o controle biológico por meio do uso de peixes que se alimentam de larvas no combate aos focos de Dengue, despejando o animal em piscinas sem uso e em tanques e onde não é possível aplicação de larvicidas químicos.

Em momento de grande preocupação em combater o mosquito Aedes aegypti, essa ação é uma alternativa que já tem dado resultados positivos na diminuição ou eliminação do mosquito causador da dengue e de outras enfermidades como a zika e a chikungunya em diversos municípios. Em Rondon, essa iniciativa fez com que diminuíssem os focos de dengue em piscinas sem uso e em cochos de animais, cujos proprietários aceitaram participar desse projeto.

Com a utilização do peixe, busca-se reduzir o número de focos de dengue e aumentar a eficiência do trabalho dos agentes de combate à endemias no controle e erradicação das larvas do mosquito no meio rural e periurbano.

A participação da população na eliminação do criadouro é fundamental.  O controle biológico é uma medida alternativa nos lugares onde a gente não tem tanta condição de utilizar veneno ou fazer a eliminação do criadouro. A medida em casa é eliminar a água parada, não deixar água nos pratos de plantas, vasos de plantas, eliminar a água e fazer a limpeza das calhas, deixar caixas d'água tampadas e a limpeza dos ralos.

Para esclarecimentos, orientações e solicitações de visita, o Setor de Combate à Endemias está localizado na Av. Mato Gross, 800, junto à Secretaria Municipal de Saúde/NIS I, telefone 36721100.