Rondon Realiza Campanha De Coleta De Lixo Eletrônico

Publicado em: 04/06/2019 08:20 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Como parte da programação das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente no próximo dia 5 de junho, quarta-feira, o Município de Rondon por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira, 3, uma campanha de recolhimento de material eletrônico inservível (celulares, computadores, televisores, vídeo cassetes, vídeo games, máquinas fotográficas, etc.), o chamado lixo eletrônico.

A preocupação do Município com o recolhimento deste tipo de material se deve principalmente ao seu potencial poluidor, já que estes equipamentos são fabricados com metais pesados altamente tóxicos, que em contato com o solo contaminam as águas subterrâneas e se queimados poluem o ar e podem causar doenças graves ao ser humano, disse o Técnico do Meio Ambiente, Pedro Monteiro.

Todo o material recolhido pela comunidade tanto do perímetro urbano quanto do distrito de Bernardelli e das comunidades rurais foram destinados para a empresa Ecológica Reciclagem da cidade de Sarandi, a qual é especializada pelo processo de reciclagem de eletroeletrônicos. A programação com as atividades em Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente se estenderá até sexta-feira, 7, visando possibilitar além do recolhimento do lixo eletrônico, o recolhimento de embalagens de agrotóxicos já utilizados, palestras de conscientização nas escolas e lançamento do Projeto de Conservação de Minas.

De acordo com o prefeito Ailton Valloto, esta é uma campanha primordial para a conservação e proteção do Meio Ambiente e que demonstra a seriedade do Município com as questões ambientais evitando a contaminação dos recursos naturais com esse lixo altamente poluente.

Ao todo foram recolhidos 13.500kg de Lixo Eletrônico e 15 litros de Óleo de Cozinha. Contou com a colaboração dos funcionários Tito e Claudinho que foram cedidos pelo Setor de Limpeza Pública, a fim de realizar a coleta e o transporte desses materiais.