AGOSTO AZUL: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA DIVERSAS AÇÕES VOLTADAS À SAÚDE DO HOMEM PDF Imprimir E-mail
Sex, 01 de Setembro de 2017 13:17

O Município de Rondon, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveram diversas ações voltadas à Saúde do Homem que comemora-se no mês Agosto Azul, dentre elas: vacinas; testes rápidos de (hepatites, sífilis, HIV) acompanhadas por panfletagens, aferição de pressão arterial, consulta médica, atendimento odontológico e palestras com o Dr. Rafael Curioni. Também dirigiram comunicados para todas as igrejas do município, em referência às ações a serem executadas durante o mês Agosto Azul, além de um vídeo com fotos de pais presentes na festa do Padroeiro de Rondon - Paróquia São Pedro, em homenagem ao dia dos pais.

Acompanhadas pelos profissionais da saúde, todas as ações foram desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde do Município de Rondon (NIS I), no Barracão de Eventos do Distrito de Bernardelli, e no Salão de Eventos da Vila Rural Independência.

O Agosto Azul encerra, porém as ações desenvolvidas à saúde do homem não. As atividades seguem durante todos os meses do ano na Unidade Básica de Saúde do município. Com a finalidade de alertar e orientar à população masculina sobre a importância de se cuidar da saúde, o evento teve uma programação voltada para cada ação, para que estas chegassem até os moradores das mais diversas regiões do município de Rondon.

A intenção foi de alertar os homens que muitas doenças podem ser prevenidas, desde que procurem os serviços de saúde regularmente e mantém hábitos saudáveis. Até porque na maioria das vezes eles não buscam os serviços e quando o fazem, não seguem os tratamentos recomendados. Os homens costumam achar que não vão adoecer e por isso não se cuidam, além de geralmente ter mais medo de descobrir doenças, de coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes, hipertensão, dentre outros - afirmou a Mariney Giacomini, Secretária de Saúde.

Durante as atividades do Agosto Azul foram lembradas práticas diárias e simples que podem ajudar o homem a melhorar a qualidade de vida. Entre elas, adotar uma alimentação saudável, beber ao menos dois litros de água por dia, não fumar, evitar consumir bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos e atividades de lazer regularmente.

Outra orientação é sempre procurar os serviços de saúde quando perceber sintomas, para que assim, possam seguir o tratamento corretamente, fazendo periodicamente as checagens e exames pertinentes a sua idade, como os de pressão arterial e próstata, concluiu a secretária de saúde.

Última atualização em Sex, 01 de Setembro de 2017 14:08